equilíbrio!

Duração do sono pode ser indicador de saúde

Eu não troco a minha hora de dormir por nada!  E desde de pequeno aprendi que dormir a noite é melhor que dormir de dia. Nada substitui uma noite de sono tranquila.

Dormir menos de seis horas pode causar morte prematura. Estender o sono por mais de nove horas também não é benéfico e pode indicar problemas de saúde.

Dormir regularmente menos de seis horas por noite pode causar morte prematura, mas sono a mais também causa problemas, segundo um estudo que afirma ter provas inequívocas dos danos para a saúde dos padrões de sono invulgares.
Investigadores ingleses e italianos analisaram dados de 16 estudos distintos da Europa, Estados Unidos e Ásia por mais de 25 anos, que cobriam mais de 1,3 milhões de pessoas e mais de cem mil mortes.

A conclusão é clara: quem dorme menos de seis horas por noite tem 12 por cento mais de probabilidade de ser vitima de morte prematura do que os que dormem regularmente seis a oito horas.

O estudo, publicado na revista científica Sleep, juntou uma equipa de investigadores da Universidade de Warwick e da Escola Médica da Universidade Federico II em Nápoles.

Nem oito nem oitenta

No entanto, as conclusões não ficam por aqui. O estudo garante ainda que quem dorme mais de nove horas por noite também tem mais probabilidades de morrer mais cedo. Dormir a mais não é considerado por si um risco mas sim um indicador de doenças subjacentes.

“Enquanto o sono de curta duração pode representar uma causa de problemas de saúde, o sono longo representa um indicador de saúde”, explica Francesco Cappuccio, chefe do departamento Sono, Saúde e Sociedade da Universidade de Warwick e líder do estudo.

Sono e pressões sociais
 
“A sociedade moderna tem reduzido gradualmente a média de sono dos indivíduos, e esse padrão é mais comum entre os trabalhadores de tempo inteiro, que pode resultar de pressões sociais por mais horas de trabalho. Por outro lado, a deterioração do nosso estado de saúde é muitas vezes acompanhada por uma extensão da duração do sono”, explicitou o especialista.

“Dormir regularmente seis a oito horas por noite pode ser ótimo para a saúde. A duração do sono pode ser considerada um factor de risco, influenciada pelo ambiente e possivelmente passível de ser alterada com a educação e aconselhamento, bem como através de medidas de saúde pública com fim à melhoria dos ambientes físicos e de trabalho”, sugeriu Cappuccio.

Os autores realçam ainda que estudos anteriores já alertavam que a falta de sono está associada a doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

Ah, e ainda tem aqueles que adoram tecnologias antes de dormir: celulares, computadores e afins...Veja o que acontece (isso serve pra tudo e nem adianta diminuir brilho, etc.) clicando aqui

Ame-se, criatura!

fonte: veja

Shalom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

 
Photography Templates | Slideshow Software